Crédito da imagem: Ivan Lins e Gilson Peranzzetta em foto de divulgação (G1).

Ivan Lins e Gilson Peranzzetta expõem cumplicidade em álbum derivado de show

Mauro Ferreira

É justo e natural que o álbum lançado hoje, 26 de janeiro de 2018, por Ivan Lins com Gilson Peranzzetta seja intitulado Cumplicidade. Afinal, a partir da segunda metade da década de 1970, a trajetória do cantor, compositor e músico carioca se tornou muitas vezes indissociável do toque do piano e dos arranjos desse compositor, músico e arranjador (também) carioca.

A afinidade musical foi tamanha que Ivan e Peranzzetta viraram parceiros em composições como Setembro, apresentada pelo arranjador em 1985 no álbum solo Portal dos magos, lançado um ano após o disco coletivo Juntos (1984), assinado pelo cantor com Peranzzetta e com Vitor Martins, o parceiro mais frequente e mais importante de Ivan. Em Juntos, Ivan recriou sucessos do cancioneiro composto com Vitor Martins em duetos com cantores como Djavan, Elba Ramalho, Simone e Tim Maia (1942 – 1998).

Em Cumplicidade, álbum produzido por Eliana Peranzzetta e editado pela gravadora Fina Flor, Ivan e Gilson se juntam novamente, sem solistas convidados, para reviver músicas do cancioneiro autoral de Ivan. O disco é o registro de show apresentado pelo duo em várias cidades do Brasil ao longo de 2017.

Assim como no LP Juntos, as parcerias de Ivan com Vitor Martins são o mote do repertório do álbum Cumplicidade, mas Peranzzetta é coautor de Temporal (1978) e da globalizada Love dance (1981), música originalmente intitulada Lembrança e revivida em Cumplicidade com a letra em inglês de Paul Williams que se fez ouvir nos Estados Unidos a partir de 1988.

Setembro, claro, integra o repertório deste disco em que Ivan rebobina com Peranzzetta músicas emblemáticas como Abre alas (Ivan Lins e Vitor Martins, 1974), Começar de novo (Ivan Lins e Vitor Martins, 1979) e Madalena (1970), samba-soul da parceria inicial de Ivan com Ronaldo Monteiro de Souza.

Disponível a partir de hoje nas plataformas digitais, o álbum Cumplicidade tem edição física em CD programada para chegar ao mercado fonográfico na segunda quinzena de fevereiro.

G1
https://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/ivan-lins-e-gilson-peranzzetta-expoem-cumplicidade-em-album-derivado-de-show.ghtml

Outras Notícias

Phil Collins faz 1ª turnê solo no Brasil: veja tudo o que você precisa saber sobre os shows

Braulio Lorentz Ele tem 67 anos e 37 de carreira solo, mas nunca tinha vindo sozinho ao Brasil. Com mais de 100 mi...

Com Senise e Peranzzetta, Wanda Sá canta Tom & Vinicius entre o drama e a leveza

Mauro Ferreira Justiça seja feita: Wanda Sá bem que tentou renovar o próprio repertório com o álbum Cá entre nós (...

Brit Awards: Dua Lipa se destaca na premiação dos melhores da música britânica

Dua Lipa foi um dos maiores destaques no Brit Awards, premiação para os melhores da música britânica. A cerimônia aco...

Adele faturou cerca de R$ 650 milhões com sua última turnê

Matheus Anderle Os números da última turnê mundial de Adele acabam de ser divulgados pela Remedy Touring LLP, empr...