Crédito da imagem: Ivan Lins e Gilson Peranzzetta em foto de divulgação (G1).

Ivan Lins e Gilson Peranzzetta expõem cumplicidade em álbum derivado de show

Mauro Ferreira

É justo e natural que o álbum lançado hoje, 26 de janeiro de 2018, por Ivan Lins com Gilson Peranzzetta seja intitulado Cumplicidade. Afinal, a partir da segunda metade da década de 1970, a trajetória do cantor, compositor e músico carioca se tornou muitas vezes indissociável do toque do piano e dos arranjos desse compositor, músico e arranjador (também) carioca.

A afinidade musical foi tamanha que Ivan e Peranzzetta viraram parceiros em composições como Setembro, apresentada pelo arranjador em 1985 no álbum solo Portal dos magos, lançado um ano após o disco coletivo Juntos (1984), assinado pelo cantor com Peranzzetta e com Vitor Martins, o parceiro mais frequente e mais importante de Ivan. Em Juntos, Ivan recriou sucessos do cancioneiro composto com Vitor Martins em duetos com cantores como Djavan, Elba Ramalho, Simone e Tim Maia (1942 – 1998).

Em Cumplicidade, álbum produzido por Eliana Peranzzetta e editado pela gravadora Fina Flor, Ivan e Gilson se juntam novamente, sem solistas convidados, para reviver músicas do cancioneiro autoral de Ivan. O disco é o registro de show apresentado pelo duo em várias cidades do Brasil ao longo de 2017.

Assim como no LP Juntos, as parcerias de Ivan com Vitor Martins são o mote do repertório do álbum Cumplicidade, mas Peranzzetta é coautor de Temporal (1978) e da globalizada Love dance (1981), música originalmente intitulada Lembrança e revivida em Cumplicidade com a letra em inglês de Paul Williams que se fez ouvir nos Estados Unidos a partir de 1988.

Setembro, claro, integra o repertório deste disco em que Ivan rebobina com Peranzzetta músicas emblemáticas como Abre alas (Ivan Lins e Vitor Martins, 1974), Começar de novo (Ivan Lins e Vitor Martins, 1979) e Madalena (1970), samba-soul da parceria inicial de Ivan com Ronaldo Monteiro de Souza.

Disponível a partir de hoje nas plataformas digitais, o álbum Cumplicidade tem edição física em CD programada para chegar ao mercado fonográfico na segunda quinzena de fevereiro.

G1
https://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/ivan-lins-e-gilson-peranzzetta-expoem-cumplicidade-em-album-derivado-de-show.ghtml

Outras Notícias

'Afogamento' aponta no horizonte álbum em que Roberta Sá canta 11 inéditas de Gil

Mauro FerreiraEm rotação na web a partir deste fim de semana, através da Gegê Produções, o single ...

Guitarra de Bob Dylan é leiloada por US$ 495 mil em Nova York

France PresseUma guitarra de Bob Dylan, símbolo de sua mudança para o som elétrico, foi vendida neste sábado (19...

De Trevo a Clareiamô, Anavitória faz público delirar no Campus Festival 2018

Um dos shows mais esperados do Campus Festival, o duo Anavitória começou a se apresentar por volta das 20h do sábado ...

Arnaldo Antunes dá caráter feminino ao samba em single em que cita Ivone Lara

Mauro FerreiraSem sair do universo do rock, Arnaldo Antunes entra no mundo do samba com álbum intitulado RSTUVXZ...