Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde

  • 25/02/2022
  • 0 Comentário(s)

Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde

FORMAÇÃO À DISTÂNCIA COM INÍCIO A 25 DE FEVEREIRO

Acesso a diploma de Pós-Graduação Saúde Mental em Contexto Escolar
DESCRIÇÃO
A Organização Mundial da Saúde alerta para o facto de metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado. É por isso importante que pais e professores estejam atentos e compreendam a importância dos primeiros sinais e sintomas. A doença mental no adolescente, quando não tratada, tem sérias consequências na vida adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Daqui se releva a necessidade de investir em programas que promovam a informação e a deteção dos sinais reveladores de perturbações mentais nos adolescentes. São aqueles que lidam diariamente com os adolescentes que estão em melhores condições para os detetar. Junte-se àqueles cujos conhecimentos lhes permitem contribuir ativamente para o crescimento e desenvolvimento harmonioso dos adolescentes!
DESTINATÁRIOS
Licenciados e finalistas nas áreas de ciências psicológicas, ciências da educação, ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências do desporto, entre outros que, no âmbito do exercício da sua função, lidem com jovens.
PROGRAMA
Impacto da saúde mental nas crianças e adolescentes
Sinais e sintomas associados às problemáticas de saúde mental
Situações de risco para a saúde mental na infância e adolescência
Problemáticas e patologias que influenciam a saúde mental e o bem-estar dos jovens
Promoção e prevenção das problemáticas de saúde mental na infância e adolescência
Boas práticas na área da promoção da saúde mental em contexto escolar
FORMADORES
Gina Tomé
Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana. Psicóloga da Educação, Psicóloga Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH/ULisboa.
Marta Reis
Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Psicóloga Clínica.
CONFERENCISTA
Margarida Gaspar de Matos
Professora Titular da FMH-UL. Doutorada em Educação Especial e Reabilitação. Formação em Terapias Cognitivo Comportamentais pela Associação Francesa de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Psicóloga Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Investigadora e Coordenadora do grupo G2- Supportive Environmnents, do Instituto de Saúde Ambiental – ISAMB, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (Portugal). Coordenadora nacional do projeto Health Behaviour in School Aged Children (OMS). Representante da OPP na European Federation of Psychological Associations (EFPA) onde coordena o Board da Prevention and Promotion. Responsável em Portugal pelo Projeto Aventura Social.
Curso integrante da Pós-Graduação Modular “Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção”, disponível até final de 2022:
Factores de Risco e Factores de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar (20h)
Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens (20h)
Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental (20h)
Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar (18)

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Valotte

Julian Lennon

top2
2. Papel Machê

Zizi Possi

top3
3. Watermelon Sugar

Harry Styles

top4
4. Bus Stop

The Hollies

top5
5. Too Late, Too Soon

Jon Secada

Anunciantes