31985833017

NO AR

Acesita FM

acesitafm.com

Brasil

Governo cancela mais dois leilões de energia marcados para este ano

Em agosto, o governo já tinha cancelado o leilão de energia, que aconteceria neste mês de setembro, pela falta de declaração de demanda pelas distribuidoras.

Publicada em 14/09/22 às 13:07h - 9 visualizações

por Jéssica Sant\'Ana


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
O governo cancelou mais dois leilões de energia marcados para este ano. A decisão consta em portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (14) e é assinada pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Não serão realizados neste ano:

leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, marcado até então para outubro; e
leilão para Contratação de Reserva de Capacidade, na forma de potência, que aconteceria em novembro.

Em agosto, o governo já tinha cancelado o leilão de energia nova A-6, que aconteceria neste mês de setembro, pela falta de declaração de demanda pelas distribuidoras.

Com isso, continuam previstos para este ano apenas o leilão de energia nova A-5, remarcado para 14 de outubro, e o leilão que vai contratar usinas termelétricas impostas pela privatização da Eletrobras, que acontecerá em 30 de setembro.


Motivos

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que os déficits de fornecimento de energia levantados anteriormente não justificavam a realização de nova contratação de energia para os sistemas isolados, como são chamados as regiões do país que não estão interligadas ao sistema elétrico nacional, caso de Roraima.

Segundo o MME, para garantir o fornecimento de energia na região, serão priorizadas ações que promovam a redução de perdas. O governo diz que tão ação deve compensar "os pequenos déficits previstos".

Já o leilão para contratação de energia na forma de reserva de capacidade não será realizado porque o governo estuda fazer um certame "pautado pela neutralidade tecnológica", ou seja, em que não haja reserva de mercado para determinadas fontes de energia, como acontece hoje. Essa tem sido uma das bandeiras do ministro Adolfo Sachsida, que assumiu o cargo em maio, no lugar de Bento Albuquerque.

O ministério afirma, em nota, que o objetivo é fazer um leilão que "estimule a concorrência entre as diversas fontes primárias de geração de energia e permita, ainda, a contratação de soluções de armazenamento". A nova data de realização desse leilão não foi informada.

O calendário de leilões de energia para 2023, 2024 e 2025 será divulgado até 31 de dezembro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Entre em contato com a Acesita FM.

31985833017

Copyright (c) 2022 - Acesita FM - Qualidade em música!
Converse conosco pelo Whatsapp!